O Ministério da Economia publicou, no dia 02/02, o Mapa de Empresas referente ao terceiro quadrimestre do ano passado. Com isso, foi possível analisar o panorama geral do ano de 2020.

Os brasileiros abriram 3,3 milhões de empresas em 2020, um aumento de 6% em relação a 2019. Os microempreendedores individuais responderam por 79,3% dos novos CNPJs e o país alcançou a marca de mais de 14 milhões de empresários individuais ativos – 11 milhões são MEI. O MEI representa hoje 56,7% dos negócios ativos do Brasil e 79,3% das empresas abertas no ano de 2020, o que reforça a importância dos pequenos negócios para o País. O estado com maior crescimento anual foi o Amazonas com 33.962 empresários individuais abertos em 2020 (+24,5% em relação ao ano anterior).

Do outro lado da moeda, um pouco mais de 1 milhão de empresas fecharam as portas em 2020. Quase 80% dos CNPJs extintos eram de empresários individuais. Mesmo assim, houve uma diminuição dos fechamentos em relação aos anos anteriores e o saldo de 2020 foi positivo.

Fonte: Mapa de Empresas

O Ministério interpreta que o crescimento dos microempreendedores decorre de fatores como uma busca por medidas emergenciais do governo (como as de crédito a empresas) e a demanda observada a partir da mudança de comportamento de consumo da população. Gleisson Rubin, secretário-adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, afirma que há evidências de mudanças no padrão de consumo influenciando a abertura de empresas, principalmente na prestação de serviços e comércio na forma de delivery.

Estimativas do Ministério da Economia apontam que o comércio digital tenha avançado mais de 40% no ano passado. Os ramos com mais empresas abertas em 2020 foram:

  • comércio varejista de vestuário e acessórios (200.662);
  • promoção de vendas (149.063);
  • cabeleireiros, manicure e pedicure (134.992);
  • fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (110.261);
  • e obras de alvenaria (108.135)

Além do contexto social e econômico, algumas medidas de desburocratização e flexibilização, como a facilitação para registro alvarás e licenças e para abertura de empresas, impulsionaram a formalização de mais negócios. Entre os setores que tiveram flexibilização estão o fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar, além de restaurantes e similares. O tempo para abertura de CNPJs no Brasil foi ao fim de dezembro, em média, de 2 dias e 13 horas, o que representa um recorde histórico. E o Governo Federal trabalha com uma meta de que, até o fim de 2022, a abertura de empresas em todo o país deverá ocorrer em até um dia.

Fonte: Mapa de Empresas

O Ministério também analisa que parte dos números de novos MEIs sofre a influência do auxílio emergencial, pago mensalmente a microempreendedores, “mas o número de crescimento de MEI não destoa de anos anteriores”, conclui Antônia Tallarida, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresa. Inclusive, mesmo com um crescimento maior em relação às outras Pessoas Jurídicas, o avanço anual do MEI em 2020 foi menor, comparado com os avanços em anos anteriores:

  • 2020 – 8,4%
  • 2019 – 23,9%
  • 2017-2019 – 19,2%

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os números confirmados pelo Mapa de Empresas apontam a importância da manutenção das medidas de socorro aos empreendedores pelo tempo que durar a crise e a queda de faturamento das empresas. "As pesquisas realizadas pelo Sebrae têm mostrado que as pequenas empresas são o principal motor da economia brasileira. Não é exagero afirmar que são os donos de pequenos negócios que levam o país nas costas. Basta ver os dados de geração de empregos. As micro em pequenas empresas foram o único segmento que conseguiu reverter a perda de postos de trabalho provocada pela crise e fechar o ano com saldo positivo de 293,2 mil novos empregos".

Durante 2021, o Empreender 360 se aprofundará no universo dos microempreendedores e das políticas públicas que dão acesso a formalização e geração de renda. Fique ligado(a) nos nossos conteúdos!