Todo mundo já viu algum vídeo TED – aqueles vídeos de até 20 minutinhos, com conteúdo interessante e uma mensagem super bacana e inspiradora, certo? O que muita gente não sabe é que o TED é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 1984, dedicada às “Ideias que merecem ser compartilhadas”. E foi pensando nisso que a gente preparou 5 dicas de vídeos TED sobre mentoria que merecem ser compartilhados com aqueles que querem conhecer ou entender mais sobre essa relação no mundo empreendedor – e melhor, todos estão disponíveis no YouTube! Aproveita e depois conta pra gente o que você achou! 🙂

PS: Você pode clicar no título do TED para ser direcionado ao vídeo no YouTube, blz?

 

Mentors – The Entrepreneur’s Unfair Advantage | Russell Buckley (TEDxLSE)

Russel Buckley foi mentor de mais de 100 negócios de sucesso. Comenta, sob a perspectiva de sua experiência, os benefícios da relação de mentoria não só para empreendedores, mas também mentores. Buckley convida jovens empreendedores a buscar pessoas capazes para guiar e acelerar sua jornada e, à todos aqueles que têm uma habilidade em particular, reafirma a satisfação do trabalho de mentor.

Mentoring the Next Generation | Michael Benko (TEDxOU)

Benjamin Mays, uma “Professora da 4ª série” e Dumbledore. Nunca ouviu falar, né? E, agora, Martin Luther King, Oprah e Harry Potter, conhece? É por aqueles três nomes estranhos ali que você reconhece tão rápido esses último três personagens aqui – ou, pelo menos, uma grande contribuição eles tiveram . Com esses exemplos, Michael Benko apresenta o importante papel que a mentoria pode representar na vida de jovens estudantes. Em um vídeo de seis minutos, Benko fala sobre a mentoria como um guia, inspiração e modelo para que jovens sigam na sua caminhada para fazer a diferença no mundo.

Mentorship will change the world | Kam Phillips (TEDxCoMo)

Neste vídeo super inspirador, Kam Phillips fala sobre o poder da mentoria para a transformação social, compartilhando da sua experiência pessoal – que a levou até a Casa Branca, para ser reconhecida pelo então presidente Obama pelo seu esforço para a mudança social.  

Como o aconselhamento pode reformar nossas comunidades | Brit Fitzpatrick (TEDxJackson)

Brit compartilha sua experiência pessoal com a mentoria, desde os tempos de escola. O bacana neste vídeo é quando comenta sua visão o papel do mentor, desmistificando a ideia de que para ser um mentor é preciso ter todas as respostas sobre a vida. Em uma fala de pouco mais de oito minutos, Fitzpatrick inspira e encoraja a todos a participar dessa relação engrandecedora que é a mentoria.

Todo es Mentoring | Gunter Pauli (TEDxValladolid)

Pauli nos leva a ver as relações que cultivamos durante a vida como uma relação de mentoria e que a genialidade das pessoas não está em si, como se tivéssemos nascido com ela, mas sim na soma de convivências, conversas, opiniões e até mesmo os puxões de orelha que levamos daqueles que fazem parte das nossas vidas.  E, assim, nos desenvolvemos e crescemos.