Compre do Pequeno – será que essa moda pega?

Desde que a pandemia começou e as primeiras reuniões de soluções para os microempreendedores aconteceram, notamos um movimento forte para a valorização do pequeno. De fato, os negócios locais se fortaleceram nos primeiros meses da pandemia e parece que algumas pesquisas apontam uma possível mudança de hábito da sociedade, mas será mesmo que as empresas apoiadoras dos micro e pequenos e os consumidores vão conseguir mudar a realidade do consumo?

No mês de março nós da Aliança Empreendedora, organizamos algumas reuniões com o ecossistema, empresas parceiras e empreendedores, para traçar algumas soluções para esse momento de pandemia. Dessas reuniões saíram algumas diretrizes e, entre elas saiu a necessidade do fortalecimento de uma campanha “compre do pequeno”. Nessa diretriz ficou definido que iríamos atuar em conjunto, cada participante faria sua campanha e todos nós fortaleceríamos a #compredopequeno. Notamos que conforme as semanas foram passando as empresas foram criando outras hashtags com esse mesmo intuito, o que pulveriza todo um movimento que poderia ter tomado outra dimensão se os esforços tivessem sido conjuntos. Será mesmo que era necessária a criação de tantas hashtags para dizer a mesma coisa? Por que não conseguimos agir conjuntamente mesmo vivendo uma pandemia como essa?

A resposta para essa pergunta acreditamos estar na maneira individual e agressiva de atuação do marketing das empresas, mas ao que parece este formato comercial não funciona para todos os públicos. No estudo que fizemos sobre a jornada dos microempreendedores de comunidade, entendemos o quanto a relação de confiança é necessária para a fidelidade deles. Parece que quanto menos você tem um discurso de venda mais você vende ou quanto mais sua marca está junto de outras marcas concorrentes, mais credibilidade você ganha. Esse estudo corrobora com outros resultados de projetos que mostraram que as marcas menos comerciais foram justamente as que aumentaram suas vendas na região do treinamento. Achamos que essa é uma lição que o marketing das grandes empresas ainda precisa aprender e talvez leve mais tempo do que gostaríamos.

Se formos analisar o comportamento do consumidor, notamos que houve uma procura massiva por negócios locais e pequenos. O índice de inadimplência de microcrédito não aumentou, o que mostra que muitos microempreendedores estão conseguindo pagar seus empréstimos e, uma das hipóteses é justamente estarem vendendo mais por estarem localizados nos bairros.

Se conseguíssemos juntar a vontade do consumidor de mudar seu hábito com campanhas publicitárias orquestradas por uma coalizão de empresas seria muito possível essa moda pegar, mas como notamos acima, as empresas ainda tem um caminho longo a percorrer para conseguirem trabalhar em conjunto em prol de uma causa. A única maneira dessa mudança acontecer cabe a nós consumidores assumirmos os dois papeis! Mudar nosso hábito e, também fazer campanha #compredopequeno.

Como nós acreditamos no poder dessa mudança propomos duas metas para você leitor:

1) Garanta que pelo menos 70% das compras que você fizer sejam com micro e pequenas empresas.

2) Pelos próximos 2 meses se comprometa a indicar um microempreendedor nas suas redes, peça para esse empreendedor indicar outro na semana seguinte e torne isso uma rotina. O Facebook e o Instagram já criaram ferramentas para que você ganhe mais alcance com essas publicações. Você também pode utilizar a campanha neutra que desenvolvemos para Facebook e Instagram. Utilize as hashtags #compredopequeno #compredequemtaperto #comprelocal e outras mais que encontrar. Nossa sugestão é postar sempre às segundas, 9h, com a hashtag #segundaempreendedora, para somarmos forças. Você pode baixar o pack aqui embaixo nos downloads.

Conheça a campanha Compre do Pequeno

A forma como a gente compra é um dos fatores que define o nível de concentração de renda, então esse é o desafio que propomos para você ajudar a mudar o mundo! E aí, será que essa moda pega?