A Amazônia exerce posição central na trajetória pela descarbonização da economia brasileira e global, e papel fundamental em acordos multilaterais como a Convenção sobre Diversidade, o Acordo de Paris e o Acordo Regional de Escazú. O Brasil ainda se caracteriza como um país das grandes queimadas e aumento do desmatamento, com chances de que a floresta, em poucos anos, se torne um ecossistema menos denso. Mudanças permanentes, crimes de grilagem de terras, ocupações ilegais, licenças obtidas de forma fraudulenta e violência contra as comunidades e povos indígenas não podem ser justificadas ou compensadas nem pela atividade econômica, nem pela geração de empregos ou subterfúgio do crescimento.  

A região Amazônica oferece ao Brasil a possibilidade de o país assumir a dianteira de um modelo de descarbonização, de convivência com a floresta em pé, de combate à corrupção na área ambiental, e de uso responsável da biodiversidade. 

Sociedade civil, empresas e governos podem encontrar soluções para um modelo próprio de desenvolvimento da região amazônica, com valor agregado e valor econômico superior ao modelo atual de substituição e desmatamento da floresta. Precisamos de uma modelo produtivo atualizado e conectado com a trajetória para a descarbonização no século XXI. 

É neste sentido que a Conferência Ethos pretende promover a cada ano o conhecimento sobre os fluxos econômicos, produtivos e políticas públicas que, da floresta às cidades amazônicas, possam concretizar os arranjos locais, nacionais e internacionais pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Acontecerá dia 28 de novembro, das 9h às 18h, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia (Av. Dr. Freitas s/n, Marco Belém – PA). Clique aqui para mais informações sobre as inscrições.