A metodologia de “One-page report” é uma estratégia mágica para engajar leitores sem tempo, usada em muitos casos para construir sumários executivos e infográficos. Ela tem como principais objetivos:

  • Focar no que é realmente relevante e priorizar a informação
  • Desenvolver as competências de análise crítica, interpretação, e síntese
  • Usar o design gráfico ao seu favor

Ela se divide em 10 passos:

  1. Identificar o público-alvo / o leitor
    Quem irá ler o relatório? Qual tipo de informação ele quer saber? O que ele irá fazer com esses dados? O que chama a atenção dele?
  2. Identificar o propósito e escopo do relatório
    Qual é o objetivo do relatório? O que quer demonstrar? Qual é o seu escopo (levantar resultados? Perfil? Desempenho? Pesquisa?…)?
  3. Priorizar a informação / Storytelling dos dados
    Quais são as informações realmente relevantes? Como resumi-las? Qual é o processo lógico que liga uma com a outra?
  4. Escolher uma grade
    Dividir a folha em xadrez. Quantas informações você precisa colocar?
  5. Esboçar um rascunho
  6. Criar um caminho visual
    Facilitar a leitura através dum caminho intuitivo criado por contraste de tamanhos, cores, intensidade, ícones, etc.
  7. Criar uma hierarquia
    Diferenciar e diversificar as fontes e seus tamanhos para padronizar a estrutura do texto.
  8. Usar espaços brancos
    Agrupar/Separar os blocos de informação.
  9. Procurar feedbacks
  10. Revisar… e revisar de novo