Construir um “Relatório de 1 página”
A metodologia de “One-page report” é uma estratégia mágica para engajar leitores sem tempo, usada em muitos casos para construir sumários executivos e infográficos. Ela tem como principais objetivos:
- Focar no que é realmente relevante e priorizar a informação
- Desenvolver as competências de análise crítica, interpretação, e síntese
- Usar o design gráfico ao seu favor
Ela se divide em 10 passos:
- Identificar o público-alvo / o leitor
Quem irá ler o relatório? Qual tipo de informação ele quer saber? O que ele irá fazer com esses dados? O que chama a atenção dele? - Identificar o propósito e escopo do relatório
Qual é o objetivo do relatório? O que quer demonstrar? Qual é o seu escopo (levantar resultados? Perfil? Desempenho? Pesquisa?…)? - Priorizar a informação / Storytelling dos dados
Quais são as informações realmente relevantes? Como resumi-las? Qual é o processo lógico que liga uma com a outra? - Escolher uma grade
Dividir a folha em xadrez. Quantas informações você precisa colocar? - Esboçar um rascunho
- Criar um caminho visual
Facilitar a leitura através dum caminho intuitivo criado por contraste de tamanhos, cores, intensidade, ícones, etc. - Criar uma hierarquia
Diferenciar e diversificar as fontes e seus tamanhos para padronizar a estrutura do texto. - Usar espaços brancos
Agrupar/Separar os blocos de informação. - Procurar feedbacks
- Revisar… e revisar de novo
Quer saber mais? Clique Aqui e cadastra-se gratuitamente no Empreender 360!
Categorias
Gostou desse conteúdo? Faça uma doação e ajude o Empreender 360 a apoiar mais empreendedores através de cursos, videos e artigos online!
Compartilhar:
Deixe seu comentário: