Fazer do limão uma limonada, além de famoso ditado, é um dos princípios da Teoria Effectuation (Teoria do Fazer), na qual a Aliança Empreendedora baseia suas metodologias de treinamento de competências empreendedoras. Segundo Saras Sarasvathya pesquisadora que criou essa teoria, o que faz uma empreendedora ou um empreendedor de sucesso é toda a sua trajetória, com todos seus erros e acertos. Você nunca sabe se seu negócio vai dar certo ou não, se sua ideia será um sucesso ou um fracasso, mas você precisa testar, errar e, claro, aprender com os erros! Esse aprendizado é a receita da limonada e as ações geradas a partir dele são a sua limonada! O grande segredo do princípio de fazer do limão uma limonada, é usar esses obstáculos como forma de impulsionar seu negócio. 

O ano de 2020 chegou como um limão para todos nós, a pandemia do coronavírus. Na Aliança, ele se somou a outro limão que já estava por aqui desde o segundo semestre de 2019, uma brusca diminuição de projetos e parceiros financiadores. Em resumo, trabalhamos muito para fazer uma limonada em 2020 – e ela ficou ótima! 

Por isso, nesta semana em que completamos 16 anos de existência, trazemos um resumo dos resultados alcançados pela Aliança Empreendedora no ano passado, uma retrospectiva das nossas ações e como continuaremos impactando o ecossistema em 2021.

Foram 30 projetos realizados, alcançando 23 mil beneficiados impactados. No total, mais de 7 milhões de reais foram investidos, 3 milhões destinados em auxílio financeiro emergencial diretamente a mulheres microempreendedoras de comunidades de todo o país.  

Nesse ano também tivemos que reinventar completamente nossa atuação e desenvolver conteúdos e frentes de apoio adaptadas para o novo contexto dos empreendedores, o que nos levou a criar a metodologia de capacitação via Whatsapp e outras plataformas online (Zoom, Google Meet). Isso permitiu que esse contato mais próximo com o empreendedor não fosse perdido. Desenvolvemos mais de 95 horas de conteúdo online, realizamos mais de 120 lives, possibilitamos às pessoas certificadas em nossos cursos a acessarem Fundos Emergenciais, e isso fez com que a nossa plataforma Tamo Junto, site de cursos e conteúdos online para empreendedores de baixa renda, superasse a marca de 90.000 usuários, triplicando de tamanho em questão de meses. 

Como reconhecimento do potencial do Tamo Junto, fomos premiados em 4 categorias no Solve’s Global Challenges, do Massachusetts Institute of Technology:

  • MIT Solve 2020
  • The GulbenkianAward for Adult Literacy 
  • The GM Prize on Good Jobs and Inclusive Entrepreneurship
  • The Experian Prize for Financial Health Innovation

Diante de toda a conjuntura, precisávamos criar e implementar soluções rápidas. Um Comitê de Crise foi estabelecido e, além de acompanhar as novas metodologias e formas de alcance aos empreendedores, conduziu a campanha “Compre do Pequeno”, que destacou a importância dos pequenos negócios e incentivou o consumo dos produtos e serviços oferecidos por eles, e promoveu encontros do ecossistema, reunindo diferentes atores (Parceiros Financiadores, Organizações Aliadas e Empreendedores) para que juntos pudessem pensar formas de apoiar o microempreendedor 

Nossos beneficiados de 2020: 

  • Apoiamos empreendedores em todos os Estados brasileiros;
  • 97% foi NPS dos nossos beneficiados; 
  • 80% dos beneficiados que responderam sobre sua escolaridade declararam ter completado no máximo o Ensino Médio (24% até Fundamental completo e 56% até Médio completo); 
  • 80% dos beneficiados que responderam sobre sua renda pessoal mensal declararam ter renda de até 2 salários-mínimos (5% nenhuma renda, 18% até 0,5 SM, 33% entre 0,5 e 1 SM, 15% entre 1 e 1,5 SM, 8% entre 1,5 e 2 SM) 

Em nossa pesquisa de impacto, realizada pela Rede de Conhecimento Social, com uma amostra de 661 empreendedores beneficiados em 2020, analisamos indicadores institucionais da Aliança Empreendedora, medidos em média 3 meses após o fim da sua participação no projeto. Os respondentes participaram de turmas no Whatsapp ou foram certificados dos cursos online do Tamo Junto, portanto, os resultados abaixo serão representativos desse tipo de apoio. 

  • 43% dos entrevistados perceberam um aumento na sua qualidade de vida;
  • 7 a cada 10 beneficiados avaliaram positivamente os formadores, o curso e o conteúdo da Aliança Empreendedora;
  • 39% perceberam o crescimento do negócio e 42% o faturamento;
  • 36% acreditam que o programa contribuiu bastante para se verem como empreendedores;  
  • 42% dos empreendedores informais se formalizaram depois do curso; 
  • 36% sabem qual preço devem cobrar pelo trabalho;
  • 35% passaram a gerenciar melhor o tempo;
  • 30% conseguiram gerenciar melhor as finanças;
  • 28% implementaram estratégias de gestão mais eficientes;
  • 28% passaram a participar de redes de empreendedores;
  • 28% conseguem visualizar melhor a rede de contatos que tem;
  • Houve aumento significativo de pessoas que conseguiram contratar trabalhador autônomo, especialmente aqueles com participação constante. Relataram um aumento médio de +0,37 postos de trabalho.

Em paralelo a todos os impactos causados pelos projetos da Aliança Empreendedora e suas intervenções junto ao ecossistema, estratégias internas foram colocadas em prática, pois elas precisavam compor a nossa limonada também. E elas se concentraram em 3 pilares: 

  • Reposicionamento de Marca – que, com a consultoria de Érica Rigobello e interações com todos os nossos stakeholders, revisou e atualizou nosso discurso, nossa missão, visão e valores, nossas frentes de trabalho e identidade visual.  
  • Comitê de Diversidade – guardião das diferentes pautas e construtor de soluções internas e externas, pois reconhecemos a urgência e importância de promover o acesso e a garantia de direitos, liberdades e oportunidades justas para todas e todos. A primeira ação concreta é o nosso Manifesto Antirracista, construído após a consultoria de Luis Vinicius Belizário 
  • Metodologia Ágil – alinhados às dinâmicas do nosso tempo e às maneiras modernas de se olhar para a gestão, em 2020 concretizamos a implementação do ágil na gestão dos nossos projetos. Este não é um processo que cabe em apenas um ano, mas 2020 foi essencial para impulsionar as mudanças necessárias na gestão interna.  

A limonada segue sendo aprimorada 

“Sabemos que nosso trabalho fez diferença e ajudou a transformar problemas em oportunidades. Mas a crise é multifacetada, ela ainda não acabou e está empenhada em deixar marcas profundas em nossa sociedade, o que significa que muitos dos impactos dela ainda serão sentidos nos anos a seguir, o que nos leva à uma única conclusão: é necessário desenvolver resiliência.” Lina Maria Useche Jaramillo, Co-Fundadora da Aliança Empreendedora 

Por isso neste ano, queremos apoiar mais de 50 mil microempreendedores a se reinventarem e manterem seus negócios vivos e resilientes. Destravar esse desenvolvimento não é nada simples, mas é possível. São necessárias ações coordenadas de todo o ecossistema com um olhar atento para todos os aspectos importantes deste público, como controle sobre as finanças, incrementar ou incorporar vendas online, divulgação pela internet e redes sociais, entregas a domicílio, bem como a adequação às novas medidas de higiene no negócio. E claro, sem deixar de lado o apoio sócio emocional. Todos esses temas foram levantados no estudo “Como estão os microempreendedores na crise do COVID-19”, realizado pelo Empreender 360 em parceria com a Mastercard Center for Inclusive Growth, e que ainda reverberam para nossas ações este ano. 

Faremos isso através de capacitações online, fundos de apoio emergencial e capital semente. É um grande desafio, mas te convidamos a entrar nessa jornada com a gente! Vamos olhar para frente e começar um novo futuro hoje? 

Confira como você pode participar das ações da Aliança Empreendedora:

https://evento.aliancaempreendedora.org.br/aniversario-ae-2021