Em 2020, o programa Empreender 360, parceria entre a Aliança Empreendedora e o Bank of America, afirmou sua posição no ecossistema empreendedor como agente de advocacy de inclusão empreendedora. Segue um resumo dos resultados que alcançamos durante esse ano. No final, o relatório completo em anexo

A partir da crise do coronavírus e das eleições municipais de 2020, reformulamos o nosso planejamento e estruturamos o programa em quatro pilares de advocacy:

EVIDÊNCIAS

Produzir e divulgar pesquisas e dados sobre inclusão empreendedora

CONSCIENTIZAÇÃO

Sensibilizar para uma cultura empreen-dedora justa

REDE

Articular atores do ecossistema em prol de soluções inovadoras

POLÍTICAS
PÚBLICAS

Aprimorar as iniciativas governamentais para fomentar o microempreendedorismo

 

EVIDÊNCIAS: Nesse ano, publicamos 47 artigos, sendo 2 estudos protagonizados pelo Empreender 360. Cobrimos a Covid-19 e os programas de crédito do governo. Abrimos a nossa plataforma para fomentar o acesso aos conteúdos o que resultou em um aumento de 548% dos acessos únicos, sendo 27.582 no total, e em 842 contas criadas

CONSCIENTIZAÇÃO: Foram 32 inserções na mídia digital que alcançaram 6,5 milhões de pessoas graças as ações de assessoria de imprensa. Os 41 episódios do Café com Empreender 360 totalizaram mais de 2.650 visualizações no YouTube e 871 reproduções do seu formato podcast. O Fórum 360 foi realizado virtualmente e contou com a visualização de 413 atores, 80% a mais do que na sua edição anterior presencial.

REDE: No início da pandemia, reunimos mais de 50 atores do ecossistema, todos os setores confundidos, que construíram juntos com a nossa equipe 3 ferramentas de advocacy, que mediaram o contato com o Poder Executivo Federal conforme explicamos no próximo pilar. Nos conectamos também com outras redes referências no assunto, como RAC, CEMIF e ANEGEPE.

POLÍTICAS PÚBLICAS: Conversamos com 5 secretarias do Ministério da Cidadania e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e 2 setores da Caixa Econômica. Estamos negociando propostas de projeto de educação empreendedora visando apoiar 24.000 mulheres beneficiárias do Bolsa Família. Também coletamos 46 assinaturas de pré-candidatos e candidatos às eleições municipais de 2020 por meio da Carta Compromisso pela Inclusão Empreendedora. Acompanharemos a execução do plano de governo dos 4 candidatos eleitos.