Olá apoiadores e parceiros,
esperamos que todos estejam passando durante este cenário de crise mundial.

Como todos vocês sabem, com o avanço do Covid-19 no Brasil e as medidas de isolamento social para controle do contágio, uma grande parcela de empreendedores e trabalhadores informais está sofrendo impactos negativos. Ao mesmo tempo, vemos uma enorme mobilização das organizações da nossa rede para encontrar soluções eficazes diante desse momento de crise social e econômica, o que nos deixa felizes e esperançosos.

O objetivo desse artigo é mapear iniciativas que vêm trabalhando para fortalecer a sociedade civil neste momento. Acreditamos que juntos podemos colaborar com a contenção da doença e, ainda, olhar para os contextos do empreendedorismo. Por isso colocaremos aqui e manteremos em atualização uma lista de iniciativas que podem ser acionadas:

# Vai de Visa #compredopequeno

A Visa se uniu ao movimento #compredopequeno para mostrar aos estabelecimentos como é possível continuar vendendo e ajudar os consumidores a encontrar comércios na sua região. Aqui no Empreender já falamos como você pode aderir a essa campanha.

# Fundo Emergencial de crédito – Abcred

A Aliança Empreendedora está trabalhando em parceria com a Abcred – Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças –  em meio a crise do COVID-19 para levar recursos financeiros à micro e pequenos empreendedores através do ecossistema das instituições de microfinanças (IMFs). Explicamos como funciona aqui no Empreender 360.

# Guru de Negócios

Outra alternativa nesse momento é a plataforma de mentoria da Aliança Empreendedora. Nela empreendedores podem se inscrever para receber mentoria gratuita em determinado assunto que precisam de dicas e recomendações de algum especialista e mentores podem se inscrever para repassar seus conhecimentos e apoiar empreendedores, tudo de forma online e com o cuidado que a Aliança preza.

# Juntos pelo Varejo

A brMalls, administradora de shoppings, preparou uma série de iniciativas para o setor de varejo, focada em lojistas e empreendedores. O objetivo é ajudá-los a entender o cenário atual e quais medidas podem implementar para manter suas operações e passar por esse momento de crise da melhor maneira. Webinars com especialistas do mercado, parcerias em soluções financeiras e curadoria de conteúdos englobam o universo do programa.

# Em:Frente – Rede de apoio

O Em:Frente é um movimento gerado pela Fundação Dom Cabral que leva acolhimento, mentoria, capacitação e suporte para trabalhadores informais, microempreendedores individuais e empreendedores populares. O objetivo é conectar os empreendedores a voluntários e gerar conhecimento, oportunidades de acesso a recursos financeiros, reduzir a burocracia, oferecer ferramentas e gerar propósito em comum.

# Mentoria Cresça com o Google

O Google lançou um novo programa de mentoria, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), para ajudar as pequenas e médias empresas durante a crise do coronavírus. A mentoria é dada por 30 mentoras da RME, que, durante dois meses, irão oferecer 120 sessões de 30 minutos diariamente para os empreendedores interessados.

# ponteAponte

O mapeamento de iniciativas periféricas de todo país feito pela ponteAponteNele você encontra projetos, campanhas de arrecadação, notícias atualizadas e uma rede que vem se fortalecendo diariamente de forma voluntária e colaborativa.

Dentro dele, destacamos duas iniciativas:

  • Fundo Periferia Empreendedora (Empreende Aí, Firgun e Impact Hub SP)
  • ÉDITODOS Fundo emergencial para empreendedores (Afrobusiness, Agência Solano Trindade, Feira Preta, Vale do Dendê, Fa.vela, Conta Black)

# Matchfunding ENFRENTE

Outra solução é o Matchfunding ENFRENTE, uma plataforma colaborativa de financiamento para investir em iniciativas de grupos coletivos periféricos de todo o Brasil. As campanhas selecionadas buscam fortalecer ações de empreendedorismo e de combate aos efeitos do Coronavírus nas periferias brasileiras. Essa é uma iniciativa de Arymax e Instituto Humanize, em parceria com a Fundação Tide Setúbal.

# Mentoria CIEDS

Pensando em apoiar empreendedores que correm o risco de quebrar durante a pandemia do coronavírus, a campanha Rede de Mentores vai reunir aqueles que estão dispostos a contribuir oferecendo mentorias on-line. Mentores podem se cadastrar aqui e para receber mentoria, o empreendedor deve se inscrever aqui.

# Conteúdos para o empreendedor informal

Levando-se em conta que o empreendedor de baixa renda não acessa conteúdos online da mesma maneira que empreendedores formais, aqui na Aliança acreditamos que criar conteúdo online é relevante, mas disseminá-lo é fundamental para chegarmos no nosso público alvo. Sabemos que a disseminação acontece de forma mais efetiva pelo WhatsApp, por isso criamos um Guia de conteúdos da plataforma Tamo Junto com todos os links de conteúdos publicados para facilitar a disseminação. Você pode fazer o download no fim desse artigo e pode enviar os links para os empreendedores que conhece e divulgar nas suas redes sociais pessoais e organizacionais.

# Campanha Compre do Pequeno

É importante conscientizar a população a comprar dos pequenos empreendedores e tornar isso um hábito, portanto a criação da campanha Compre do Pequeno se fez necessária. Você pode divulgar e utilizar essa campanha nas suas redes sociais utilizando os templates que disponibilizamos no nosso Facebook: link: ÁLBUM FACEBOOK e Instagram: POST INSTAGRAM ou baixar o mídia kit completo aqui nos downloads e compartilhar o conteúdo pelo menos 1 vez por semana com a #compredopequeno.

# Mulheres negras – cartilha de soluções

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), em parceria com Empodera, EmpregueAfro e Faculdade Zumbi dos Palmares, lançou uma cartilha de soluções com várias ações concretas para redução dos possíveis impactos da crise do Coronavírus, seja por meio da obtenção de auxílio financeiro ou de parcerias que não só mitiguem os problemas detectados como impulsionem o seu crescimento futuro. Vale a pena conferir.

# EMERGÊNCIA COVID-19

O GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), criou uma Coordenação de ações da filantropia e do investimento social em resposta à crise para contribuir com a articulação e a colaboração entre as organizações de filantropia.

# RedeSolidária

A Abong criou a Rede Solidária, uma plataforma online para conectar e todas as iniciativas de organizações da sociedade civil, coletivos e ativistas em geral com o intuito de ajudar as pessoas mais vulneráveis aos efeitos da pandemia.

# Segura a onda

Essa é uma plataforma colaborativa que funciona como um Guia de iniciativas cidadãs de enfrentamento ao coronavírus, inovação social e resiliência cívica em tempos de pandemia.

# Atados

O Atados se uniu a sua rede para atuar frente à pandemia do coronavírus. Juntos, desenvolveram diversas iniciativas como voluntariado a distância e central de doações.

# Recursos do Google para organizações sem fins lucrativos

O Google criou um portal para reunir algumas dicas para organizações sem fins lucrativos enfrentarem os desafios desse momento. Nele você encontra informações sobre os recursos do Google, como o Drive e o Hangouts Meet, ferramentas de colaboração em equipe e dicas de produtividade.

# Linha de crédito para micro e pequenas empresas – Caixa e Sebrae

A Caixa Econômica Federal e o Sebrae assinaram um acordo para facilitar o acesso de empreendedores a financiamento de capital de giro. Uma linha especial de crédito de R$12 bilhões garantida por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) está disponível. Empreendedores terão prazo de carência de até 12 meses e taxas 41% menores que as do banco. Mais informações estão disponíveis no Sebrae e na Caixa.

# Fundo Emergencial Mulher Empreendedora (atualização: inscrições encerradas)

Nós da Aliança Empreendedora, em parceria com a Fundação Casas Bahia e banQI, estamos com este fundo emergencial aberto para apoiar mulheres empreendedoras das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro com a doação direta de R$500,00 e capacitação online para ajudá-las a reinventar seus negócios e trabalhar em comunidade.

Nos ajude e coloque nos comentários iniciativas legais de apoio ao ecossistema de empreendedorismo.