Temos frisado em nossos conteúdos sobre a crise causada pela pandemia do novo Coronavírus que o maior impacto tem sido aos empreendedores e negócios de comunidades de baixa renda. A diminuição brusca nas vendas, somada a fragilidade econômica desses empreendedores e aos demais problemas de saúde pública, vêm dificultando o sustento das famílias que dependem dos seus negócios.

Nesse cenário, uma das iniciativas mapeadas por nós e que está apoiando o ecossistema de empreendedorismo é o Matchfunding ENFRENTE. Coordenada pela Fundação Arymax e pelo Instituto Humanize, em parceria com a Fundação Tide Setúbal, a plataforma colaborativa de financiamento visa investir em iniciativas de grupos coletivos periféricos de todo o Brasil.

O intuito da plataforma é dar mais agilidade aos investimentos em iniciativas que estão surgindo para o enfrentamento da pandemia. O matchfunding funciona como uma vaquinha turbinada, que mistura financiamento coletivo com aportes de parceiros. As campanhas selecionadas contam com arrecadação triplicada e buscam fortalecer ações de empreendedorismo e de combate aos efeitos do Coronavírus nas periferias brasileiras.

São aceitas iniciativas de qualquer coletivo, pessoa física e pessoa jurídica que tenham sido idealizadas de e para contextos periféricos urbanos. São considerados critérios de impacto, custo-benefício, histórico de atuação e representatividade.

O fundo já mobilizou mais de R$ 5 milhões, selecionando semanalmente as iniciativas e contando com até R$ 20 mil de match por iniciativa. Para saber mais, se inscrever ou apoiar organizações, é só entrar no canal oficial do Matchfunding Enfrente na Benfeitoria.