Programa “Programa Sonhos Reais: Saúde Financeira para Microempreendedores”

O Programa Sonhos Reais: Saúde Financeira para Microempreendedores é recomendado para empreendedores individuais ou grupos produtivos, atuantes em quaisquer setores, formalizados ou não, que desejem conhecer melhor seu negócio financeiramente, assim como buscar formas alternativas de potencializar seu empreendimento.

Este programa foi desenvolvido com o intuito de integrar o negócio do empreendedor ao seu sonho pessoal, auxiliando-o a ter o controle sobre seu desenvolvimento por meio do planejamento de ações simples. Pretende também trabalhar um significado diferente de riqueza por meio da identificação e ativação de relações não financeiras existentes em sua rede de contatos, potencializando seu crescimento.  O Programa também estimula a redução da inadimplência causada por falta de informação e/ou cultura consumista/imediatista, além de desmistificar e oferecer acesso a crédito produtivo orientado, de forma responsável.

A metodologia desenvolvida usa como base para fixação do conteúdo e mudança de comportamento, diversos desafios, vivências e atividades que envolvem concretamente o negócio do empreendedor, possibilitando o “learning by doing”, ou seja, o aprender fazendo. Este modelo permite que o empreendedor analise suas atitudes e possa repensá-las para promover mudanças conforme o necessário e possível.

Além disso, todos os encontros estimulam o empreendedor a ser protagonista na busca por informações por meio de diversos canais, incentivando sua autonomia e independência.

 

Neste programa, o apoio aos empreendedores atuantes é realizado em 1 módulo.

 

    • Encontro de Abertura e Encontro 1 (4hs): “Organize-se para Sonhar e Realizar!” Encontro de integração entre facilitador e participantes e apresentação do projeto, da organização e da metodologia como um todo. Este encontro contempla a aplicação de 2 partes do Índice de Inclusão Empreendedora (Quem sou e Quem conheço) para coleta de informações situacionais dos empreendedores.
    • Encontro 2 (4hs): “Tornando o Sonho Possível” e aplicação das outras 2 partes do Índice de Inclusão Empreendedora (O que sei e O que ganho)
    • Encontro 3 (4hs): “Conhecendo os Controles Financeiros”
    • Encontro 4 (4hs): “Descobrindo Atalhos (Poupança/Fundo e Crédito)”
    • Encontro 5 (4hs): “Ligações Valiosas”
    • Encontro 6 (4hs): “O futuro” – é o último encontro do ciclo. Tem como objetivo ser um fechamento para o processo de apoio pelo qual os empreendedores passaram, prevendo atividades de avaliação do módulo, devolutiva e entrega de certificados. Este encontro tem duração de 4hs e conta com nova aplicação do Índice de Inclusão Empreendedora para coleta de informações situacionais que serão comparadas à primeira aplicação do encontro de abertura.

 

CARGA HORÁRIA

O Programa Sonhos Reais: Saúde Financeira para Microempreendedores possui uma carga horária de 24h, incluindo os seis encontros da metodologia, abertura, fechamento e 02 aplicações do IIE.

PÚBLICO-ALVO

Microempreendedores de baixa renda, que já possuem um negócio individual ou coletivo em funcionamento e que desejam organizar suas finanças pessoais e/ou do negócio.

TURMAS

40 participantes