Mestre Yoda, de Star Wars, Senhor Miyadi com o jovem Daniel do clássico Karatê Kid, Mandela em Invictus e Professor Xavier, da série X-Men: o que essas quatro personagens têm em comum?

Vamos lá: são figuras com anos de experiência, certo? Têm muito conhecimento – não só em algo específico, mas também sabedoria de vida. Todos eles têm algum (ou vários) protegido, o qual acompanha e transmite seus ensinamentos numa jornada árdua porém recompensada e gloriosa. Também, são detentores de muito respeito perante eles.

Podemos dizer que Yoda, Senhor Miyadi, Mandela e Professor Xavier são mentores destes jovens iniciantes dessa longa caminhada. Mas… o que é mesmo um mentor?

A palavra mentor surgiu na Grécia Antiga. A história conta que Odisseu, grande personagem da Ilíada e Odisséia de Homero, ao partir para uma de suas épicas viagens  Troia, confiou seu filho Telêmaco aos cuidados e direção de seu velho e confiável amigo Mentor.

Daí temos a associação de mentor com acompanhamento, suporte, guia, transmissão de conhecimentos, ensinamento e inspiração. E esse é, de fato, o papel da mentoria!

A mentoria é uma relação de parceria entre duas pessoas que têm diferentes níveis de experiência. Um mentor provê suporte e oportunidades para o desenvolvimento do seu mentorado, auxiliando-o a enfrentar problemas e desafios que encontra em sua jornada. Não necessariamente o mentor é um senhor de cabelos brancos, como as personagens que citamos, mas é alguém que já passou por uma trajetória a qual os seus mentorados estão iniciando. E, por isso, possuem muita bagagem, vivências e experiência para compartilhar.

No nosso mundo do empreendedorismo, a mentoria é uma ferramenta de suporte para empreendedores no desenvolvimento de habilidades e idéias para a abertura e também o crescimento dos seus negócios. A mentoria pode ter um papel crucial no desenvolvimento de empreendimentos, auxiliando, por exemplo, a melhorar a taxa de 60% de falência de empresas com até dois anos de existência no Brasil (SEBRAE/2010).

 

Como o mentor pode auxiliar no desenvolvimento do empreendedor?

#Suporte para atingir seus objetivos

Um mentor pode auxiliar o empreendedor a identificar seus objetivos e ajudar no planejamento para atingir este objetivo.

#Compartilhar seu conhecimento

O mentor pode dar suporte ao mentorado compartilhando seu conhecimento acadêmico ou experiência em áreas específicas do negócio, como, por exemplo,  finanças, vendas, marketing, gestão de tempo, gestão de operações, estabelecimento de prioridades, gerenciamento da vida pessoal como profissional.

#Sendo ouvinte e confidente

Ser empreendedor pode parecer solitário em alguns momentos. O mentor é alguém com quem o empreendedor pode confiar seus sucessos e desafios.

#Trazer diferentes perspectivas

O mentor pode ajudar um mentorado a sair da rotina do seu negócio e oferecer uma perspectiva ampliada sobre o mesmo.

#Encorajamento e motivação

Todos os empreendedores enfrentam momentos desafiadores e de estresse no seu negócio que podem desmotivá-los. O suporte do mentor provê encorajamento e motivação nestes momentos.

#Trazer perguntas e desafios

O papel do mentor é, mais que trazer respostas prontas, fazer perguntas desafiadoras. Isso ajuda o empreendedor a ampliar a visão sobre o seu negócio, visualizar as coisas a partir de diferentes perspectivas e expandir suas possibilidades.

#Foco e produtividade

A mentoria regular pode ajudar o empreendedor a, além de definir suas prioridades, manter o foco nos pontos mais importantes para o seu negócio, auxiliando-o a rever seus próximos passos para chegar onde quer.

#Conexões

O mentor pode facilitar conexões com uma rede de contatos ao empreendedor.

 

Agora que sabemos o que é a mentoria e como um mentor pode ser papel essencial no desenvolvimento de um empreendedor e também do seu negócio, temos que deixar bem claro também o que não é mentoria.

1) a Mentoria não é imposição sobre como se deve gerenciar o negócio

O mentor pode ajudar o empreendedor com novas perspectivas e idéias sobre o seu negócio, mas nunca impô-las. O empreendedor é o responsável pela tomada de decisões conscientes sobre seu negócio!

2) o Fazer pelo empreendedor

O empreendedor é o único responsável pelo sucesso do seu negócio! O mentor poderá guiá-lo neste caminho, mas nunca fazer pelo empreendedor.

3) o Financiar o negócio do empreendedor

A relação de mentoria não contempla o financiamento do negócio do empreendedor.

4) o Fazer palestras para o empreendedor

O papel do mentor é compartilhar seu próprio conhecimento e experiência por meio de encontros e contato frequente. A ideia não é que o mentor fique horas compartilhando suas histórias de sucesso, sem nem ouvir  o que o mentorado tem a dizer. Na mentoria, deve-se desenvolver uma relação saudável e de crescimento para ambos.

 

E aí, o que achou do papel da mentoria para acompanhar empreendedores no início da sua jornada?