A mentoria é uma super oportunidade de desenvolvimento para um empreendedor que está iniciando sua jornada.  Essa relação é baseada no compartilhamento de experiências do mentor, que já viveu a mesma etapa de início de um negócio ou tem conhecimentos que podem guiar a caminhada desse novo empreendedor para o sucesso.

São muitos os benefícios que um empreendedor tem com a mentoria. Mas será que ele é o único ganhador nessa relação?

A resposta é não! Uma relação de mentoria é engrandecedora tanto para, empreendedor como para o mentor. Abaixo citamos alguns benefícios que o mentor pode ganhar nessa relação: quem sabe você se anima a viver essa experiência, hã?!

8 OPORTUNIDADES QUE SÓ OS MENTORES TÊM

#FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE UM EMPREENDEDOR E ATÉ MESMO EM TODA UMA COMUNIDADE LOCAL

O mentor tem a chance de transformar a realidade de um empreendedor através da mentoria. Seu trabalho pode ser decisivo no sucesso do negócio do empreendedor aconselhando a tomada de decisões, evitando erros e até mesmo antecipando imprevistos. O impacto na vida do empreendedor é imenso, e também de todo seu entorno – gerando renda, desenvolvendo outras pessoas, abrindo oportunidades de trabalho, etc.

#DESCOBRIR E TRABALHAR COM TALENTOS DO FUTURO

Assim como o mentor pode definir o sucesso de um negócio, ele também pode descobrir um novo talento. O mentor tem nas mãos a oportunidade de desafiar o empreendedor para se tornar um grande talento e, assim, acompanhá-lo em todo seu desenvolvimento.

#APRENDER, COMPARTILHAR CONHECIMENTO, DESENVOLVER HABILIDADES E EXPERIÊNCIA PARA AJUDAR A OUTROS

Na mentoria, o mentor compartilha muito da sua própria experiência e conhecimentos para guiar o seu mentorado. Mas também, nessa relação, a recíproca é inevitável: ouvindo a história do mentorado, suas perspectivas, opiniões e experiências, o mentor soma diferentes visões de vida à sua própria. E, nessa dinâmica, aprende a ouvir, entender e adaptar-se a outras realidades e pessoas, desenvolvendo empatia para ajudar e também desafiar seu mentorado.

#NETWORKING E ENGAJAMENTO COM EXPERTS EM NEGÓCIOS

Com o trabalho de mentoria, o mentor sai da sua própria bolha de trabalho e rede contatos e conecta-se com novos espaços, pessoas, opiniões. O mentor tem a oportunidade de estabelecer novas redes, multiplicar seus contatos, novas oportunidade de networking para crescimento tanto pessoal como do seu negócio e também mergulhar num mundo de atualidades, novas informações e opiniões.

#SER CONTAGIADO COM O ENTUSIASMO DE NOVOS EMPREENDEDORES

O empreendedor mentorado está iniciando sua jornada. Isso significa que está vivendo novas experiências todos os dias, inquieto pelas possibilidades que tem em frente e pulsando confiança. Na relação que se estabelece na mentoria, esses sentimentos se partilham e o mentor é contagiado por essa ambição, renovando suas próprias energias.

#CHANCE DE REVER SUAS PRÓPRIAS PERSPECTIVAS

Conviver com uma pessoa que vive uma outra realidade, tem opiniões, visões e perspectivas de vida diferentes da nossas por si só  já é engrandecedor. Viver essa relação aumenta nossa bagagem, nos faz conhecer as diferenças e aprender a respeitá-las. E, mais que isso, nos faz rever as nossas próprias perspectivas e escolhas de vida. Na relação de mentoria, o mentor encontra a possibilidade de voltar a pensar sobre sua caminhada e, quem sabe, decidir novos caminhos e possibilidades para si mesmo.

#DESAFIO DE TRABALHAR COM TEMAS DESCONHECIDOS

O trabalho do mentor é muito desafiante no sentido que o traz a viver situações e dilemas pelos quais nunca passou antes, a buscar respostas a novas perguntas, considerar novas possibilidades e tomar novos desafios.

#AJUDAR UM EMPREENDEDOR A EVITAR ERROS – MUITOS QUE VOCÊ MESMO JÁ PODE TER VIVIDO

Ao acompanhar um empreendedor, o mentor irá perceber muitas situações pela qual já passou durante a sua própria jornada. Com a sua experiência, o mentor pode ajudar o empreendedor a antecipar situações e evitar erros que atrapalham o seu negócio – senão poem tudo a perder.

 

As possibilidades de crescimento e desenvolvimento são imensas e podem ir além destes oito pontos. A mentoria é uma oportunidade de desenvolver uma relação guiada por confiança, companheirismo, empoderamento crescimento pessoal e profissional. Bora desenvolver todas essas habilidades e ainda gerar um impacto sendo mentor de um novo empreendedor?