A Tatiana Rogovschi, coordenadora do “Geração Empreendedora”, traz dados e informações sobre o perfil do jovem empreendedor brasileiro.

Entre 2016 e 2019, o programa Geração Empreendedora capacitou 6.369 jovens empreendedores de baixa renda, com idade entre 18 e 35 anos. Ao final, foi realizado um levantamento entre os beneficiados, cujos resultados compõem um raio X do jovem empreendedor de baixa renda no Brasil. 

Os destaques estão a seguir: 

 O programa contribuiu para que 34% dos jovens atendidos, que não tinham um negócio, começassem a empreender. O dado é relevante em um contexto em que a taxa de desemprego da população entre 18 e 24 anos é de 25,8%, contra 12% de desemprego geral (Pnad Contínua, janeiro a agosto de 2019). 

– Dentre os jovens atendidos que já empreendiam ou começaram a empreender após o curso, 93% continuaram empreendendo após um ano da conclusão do programa. 69desses jovens relataram que sua renda aumentou depois de começar a empreender. 

– Os aspectos do programa mais citados como importantes pelos jovens foram perceber que poderiam encontrar apoio para seu negócio (38%), melhorar a sua rede de contato com outros empreendedores (29%) e se reconhecer como empreendedor pela primeira vez (25%). Os dados refletem a necessidade dessa população ser considerada pelos órgãos públicos e programas de apoio. 

– 66% afirmaram que no próximo ano gostariam de evoluir com o seu negócio. Em contrapartida, 23% afirmaram que desejariam estar empregados com carteira assinada em outra ocupação, indicando que o empreendedorismo ainda é visto como uma fonte de renda enquanto não encontra trabalho formal – ou seja, empreende por necessidade. 

– Pesquisa realizada pelo Programa Empreender 360, “Jornada do Microempreendedor de Comunidade”, iniciativa da Aliança Empreendedora com o Bank of Americamostra uma dificuldade prática desse público em desvincular as finanças pessoais das profissionais, o que é uma característica do microempreendedorUm ano após a capacitação, durante a qual receberam educação financeira, 72% dos jovens disseram que o dinheiro do negócio estava separado dos valores destinados para a casa. 

– Dos empreendedores que nunca tinham acessado crédito antes, 11% conseguiram acessar após a capacitação. Dos 89% que não acessaramdois terços foram por falta de interesse ou por barreiras encontradas na contratação de crédito formal. Como case de superação dessas dificuldades, destaca-se a participação do CEAPE, instituição financeira de Feira de Santana (BA). Com uma abordagem preocupada com a saúde financeira e o desenvolvimento do empreendedor e seu negócio, mais do que uma relação simplesmente comercial, gerou maior confiança entre os jovens. 

 

Sobre o Geração Empreendedora 

O Geração Empreendedora foi um programa de capacitação de jovens empreendedores de baixa renda executado pela Aliança Empreendedora entre 2016 e 2019. Contou com o apoio do Banco Inter Americano de Desenvolvimento (BID), Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin) e da Youth Business International (YBI). 

O programa forneceu treinamento e capacitações técnicas para 6.369 jovens ao longo de três anos. Para tanto, a Aliança treinou 33 organizações parceiras em todo o País, que passaram a replicar a metodologia da instituição.