A pesquisa Jornada do Microempreendedor de Comunidade tem como objetivo identificar o caminho percorrido pelos microempreendedores brasileiros de baixa renda e os seus principais desafios. Dessa forma, o ecossistema de apoio a esse “empreendedor da quebrada” poderá planejar produtos e serviços que se adequem às suas necessidades.

Os resultados da pesquisa, realizada pelo programa Empreender 360 e pelo Bank of America Merrill Lynch, foram divulgados no Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo e agora estão disponíveis para download na íntegra.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi feita de forma qualitativa com entrevistas abertas de 27 pessoas apoiadas pela Aliança Empreendedora ou por organizações aliadas. Foram escolhidos proprietários de pequenos negócios, formalizados ou não, que operam principalmente em comunidades de baixa renda.

Para selecionar a amostra, optou-se por um equilíbrio numérico entre homens (52,2%) e mulheres (47,8%), e também entre residentes de todas as regiões brasileiras (Norte 17,4%, Nordeste 30,4%, Centro-Oeste 17,4%, Sudeste 21,7% e Sul 13%).

As quatro personas identificadas

1# Empreendedor meio-período

São aqueles que se mantêm em um emprego fixo, além de dedicar-se ao negócio próprio. Eles precisam de segurança financeira. Por outro lado, desejam tornar- se empreendedores em tempo integral e planejam-se para isso.

2# Profissional independente

Alguém que teve experiências profissionais diversas, mas não se identifica com a posição de empregado. O que o impulsiona para o empreendedorismo é a autonomia de escolher seus horários, de não estar submisso a uma hierarquia e de tomar suas próprias decisões.

3# Jovem empreendedor

Esses jovens têm sua primeira experiência de trabalho já com um empreendimento, mesmo que não tenham curso profissional. Dedicam-se integralmente ao negócio, mas ainda não conseguem se sustentar e contam com o apoio dos pais. Mesmo assim, têm uma atitude positiva em relação ao futuro do empreendimento.

4# Empreendedor por consequência

É aquele que se viu compelido a empreender por conta de uma demanda pessoal ou familiar, muitas vezes o nascimento de um filho. Sua principal motivação para empreender é a flexibilidade de horários para se dedicar à família.

Você encontra todos os detalhes da pesquisa no documento completo, disponível para download aqui embaixo.